sexta-feira, 28 de julho de 2017

Pasta Senza Vino, de Eduardo Krause

Autor: Eduardo Krause
Editora: Terceiro Selo
Ano: 2014
Paginas: 288

Sinopse: Na Florença dos anos 60, o jovem Antonello Bianchi é um italiano indolente, machista e metido a conquistador. Sua única ocupação é atrair clientes para o restaurante em que trabalha (ou para si, quando for una bella donna). Essa vida de aventuras amorosas sofre uma virada quando ele conhece uma turista carioca, que o leva a atravessar o oceano para compreender o próprio coração.



Antonello, é filho de um chef de cozinha italiano e uma ex freira brasileira, trabalha como garçom em um restaurante em Firenze. Ele é um marpione (palavra italiana que significa "especialista em cortejar mulheres em qualquer lugar, a qualquer hora") assumido, ou seja, mulherengo.

Mas seus dias de boemia tem uma reviravolta inesperada quando em uma tarde de inverno ele conhece uma jovem brasileira, acaba se apaixonando e esse sentimento o leva ao passado, a um reencontro consigo mesmo e principalmente com seus antepassados maternos.

Pasta Senza Vino, do gaúcho Eduardo Krause, é um livro ao mesmo tempo poético é bem humorado sobre a busca por nossas raízes.

A escrita do autor é bastante fluida e instigante, a narrativa mistura o português com termos em italiano, o que faz com que o leitor sinta-se mais envolvido com o que está sendo contado. Mesmo não estando familiarizada com a língua italiana não me senti perdida em momento algum durante a leitura, pelo contrário, isso só me ajudou a imergir mais na história e também foi essencial para a construção dos personagens.

O Antonello está longe de ser um personagem agradável, pelo contrário, sua personalidade só me irritou, mas ele foi me ganhando no decorrer da leitura, por sua história de vida e relação com o pai, que depois da morte da esposa, parou de trabalhar, de falar, de viver, a única coisa que fazia desde o dia fatídico era beber cada dia mais; a relação pai é filho foi retratada de maneira simples e verdadeira, apesar de problemática era de nítido carinho e respeito que um nutria pelo outro, e isso me fez não desgostar totalmente do personagem.

O romance criado aqui foi algo bastante instantâneo o que não me agradou muito, mas com o decorrer da leitura me acostumei e até passei a torcer para que os dois pudessem terminar juntos; infelizmente aconteceu algo no meio do enredo que fez com que os dois se separassem e passassem um bom tempo sem se reencontrarem, o que me deixou com o coração na mão.

Quando eles enfim se reencontraram, o autor me jogou uma bomba no colo que me deixou totalmente chocada. Nesse meio tempo, mesmo apaixonado pela brasileira ele acaba se envolvendo com outra mulher, mas esse novo romance não me agradou em momento nenhum, mas foi essencial para o desfecho da história.

Essa leitura foi uma surpresa para mim, pois nunca tinha ouvido falar no autor nem da obra, e agora que à fiz e me apaixonei por sua escrita, não vejo à hora de conferir mais de seus trabalhos.

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado da dica. Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário