segunda-feira, 24 de julho de 2017

Crave A Marca, de Verônica Roth

Autora: Veronica Roth
Titulo Original: Carve The Mark
Editora: Rocco
Ano: 2017
Paginas: 480

Sinopse: Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. 

Uma galaxia dividida por nove planetas (Thuvhe, Othyr, Trella, Kollande, Tepes, Ogra, Essander, Zold e Pitha) girando ao redor de um Sol e protegidos pelo Fluxo-da-Corrente. Fora dessa barreira há alguns pequenos planetas, mas que não têm a mesma importância por estarem fora do alcance do Fluxo.

O Fluxo-da-Corrente envolve cada parte da galaxia, é a energia que move tudo; e as pessoas se utilizam dela em forma de dons, cada uma tendo um completamente diferente.

Nesse universo, vivem Akos Kereset e Cyra Noavek, duas pessoas que vivem em realidades completamente distintas; Akos leva uma vida simples com seus pais, uma Oráculo e um fazendeiro, e seus irmãos, Cisi e Eijeh num planeta chamado Thuvhe.

Mas a paz deles acaba de maneira trágica depois de uma ataque dos Shotet, um planeta vizinho. Pouco antes do ataque, sua mãe desaparece misteriosamente, e seu pai acaba falecendo durante a luta contra seus inimigos. Depois da luta, tendo presenciado a morte de seu pai, Akos e Eijeh, acabam sendo sequestrados, à mando do rei Shotet que toma conhecimento da fortuna adquirida por um dos irmãos.

Quando Akos e Eijeh chegam ao palácio do Ryzek Noavek, e descobrem que foram levados por causa de suas fortunas que são muito importantes para os planos de Ryzek de dominar completamente o planeta, Akos só pensa em uma coisa: tirar seu irmão das mãos de Ryzek o mais rápido possível; mas acaba percebendo que essa tarefa não será nada fácil pois ele é um homem muito poderoso e tem uma carta na manga: sua própria irmã.

Cyra é a irmã mais nova de Ryzek e, devido ao seu grande poder, é usada por seu irmão como uma arma de tortura e assassinato contra todos que apresentam perigo aos seus maléficos planos.

As vidas de Akos e Cyra vão se entrelaçar quando os dois tomam conhecimento de que tem o mesmo objetivo: parar Rizeck e trazer de volta a paz do planeta.

Crave A Marca, primeiro volume do que promete ser uma duologia distopica da autora Verônica Roth, é um livro sobre família e a busca por um modo de vida melhor.

Sobre Minha Experiência de Leitura: Apesar de a história ser ambientada num planeta distante, continua seguindo a velha fórmula das de mais distopias: um povo pobre sofrendo nas mãos de um carrasco que não quer abrir mão do poder e muito menos dividir suas riquezas com os mais necessitados.

Esse é um livro extremamente descritivo, mas nem por isso menos empolgante, a autora soube muito bem nos puxar para dentro de seu universo, cada explicação sobre o mundo e a mitologia me deixaram encantada e cada vez mais imersa na história; a escrita da autora é viciante.

Os personagens foram muito bem construídos e seu amadurecimento ao longo das páginas é nítido ao leitor, tem até um casal homossexual inserido que apesar de não ter importância para o desenrolar dos fatos, foi tratado com toda naturalidade e respeito, o que, ao meu ver, foi um ponto a mais que a Verônica ganhou comigo.

A Cyra é uma garota que cresceu em uma família violenta, seu dom despertou cedo demais e ela foi usada a vida toda pelo próprio pai, e depois de sua morte, por seu irmão, o que a levou a amadurecer muito cedo. Mesmo com tudo o que passou, ela manteve sempre em mente que o que lhe acontecia era é um absurdo e sempre lutou contra isso, mas essa sede de liberdade vai alimentar cada dia mais depois de seu encontro com o Akos.

O Akos, apesar de ser o filho mais novo, também foi obrigado a crescer muito cedo, principalmente depois do desaparecimento de sua mãe. Sua relação com os irmãos, principalmente com o Eijeh é muito linda, sua luta para salvar a vida dele me tocou muito.

 A única coisa que me incomodou totalmente foi o romance (não entendo por que em todo livro de ficção tem que ter romance); ao meu ver, desde o começo da história, a relação dos protagonistas era de amizade, é uma amizade que eu amei, mas no decorrer da narrativa ela foi se transformando em atração física e depois, nasceu um amor que eu não entendo de onde veio, para mim eles não tinham química a esse ponto.

No final a historia toma um folego completamente diferente e é ai que a ação começa de fato. Ao final da leitura, foi acrescentado um glossário com todas as definições dos planetas, dos poderes de cada personagem e também um guia de pronuncia que ajuda muito o leitor a não se perder no meio de tanta informação.

 Apesar dos pontos negativos que ressaltei, eu gostei muito de ter feito essa leitura, e e estou animada e curiosa para conferir o que mais vem por aí.

Por hoje é só, espero que tenham gostado da dica. Beijos e até o próximo post!

4 comentários:

  1. Oi, Duda!
    Menina, adorei a resenha e de saber mais sobre esse livro, que tanto quero!
    Também estou de acordo em que sempre ter um romance nascido do além de forma tão QUÊ?, mas QUEM SOU EU PARA COMENTAR A RESPEITO, NÉ NÃO? uahsuahusuah

    Parabéns, pela resenha!
    Beijo,
    Elton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se tirasse esse romance e pussese mais ação no lugar, seria tão melhor rs
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha Elton, e espero que goste da leitura também! Beijos

      Excluir
  2. Oie!! Eu gostei bastante do livro e todo o mundo criado pela Veronica. Também não curti o romance, achei forçado, mas a amizade entre eles é bem legal mesmo. Não tive empatia por nenhum personagem, o que fez a leitura ficar lenta em vários momentos, mas até relevei. Sempre que paro para pensar mais na leitura quero diminuir minha nota hahahah, mas de qualquer forma gostei e estou ansiosa para conferir o segundo. Espero que não demore a ser lançado e que a autora desenvolva melhor seus personagens e as relações entre eles.

    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo todo criado pela Verônica foi incrível, só pecou um pouco na falta de desenvolvimento da história em si. Pois é, romance mais forçado ever, se tivesse ficado só na amizade teria sido muito melhor! Eu até gostei dos personagens, nenhum em especial, mas gostei. Também não vejo a hora de o segundo livro ser lançado, e espero que a história seja bem mais desenvolvida, quero mais ação hahaha

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijos

      Excluir