sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O Pintor de Memorias, de Gwendolyn Womack

Autora: Gwendolyn Womack
Titulo Original: The Memory Painter
Editora: Record
Ano: 2016
Paginas: 378

Sinopse: Um amor que atravessa o tempo. Uma equipe de cientistas prestes a fazer uma grande descoberta sobre a construção da memória e um medicamento milagroso capaz de revelar um mistério antigo. Bryan Pierce é um renomado pintor cujos trabalhos deslumbram o mundo. Mas há um segredo para seu sucesso: cada tela é inspirada em um sonho excepcionalmente vívido. Sempre que acorda, ele adquire novas e extraordinárias habilidades, como a capacidade de falar línguas obscuras ou um gênio inexplicável para o xadrez. A vida inteira Bryan se perguntou se seus sonhos eram apenas isso ou se seriam memórias, se ele estaria experimentando a vida de outras pessoas. Linz Jacobs é uma neurogeneticista brilhante, dedicada a decifrar os genes que ajudam o cérebro a criar memórias. Ao visitar uma exposição na galeria de uns amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância e adolescência... em um dos quadros de Bryan. Linz localiza o artista, e o encontro dos dois desencadeia o sonho mais intenso do pintor: a visão de uma equipe de cientistas que, na iminência de descobrir uma cura para o Alzheimer, morre em uma explosão no laboratório. Bryan fica obcecado pelas circunstâncias estranhas que cercam a morte dos cientistas, e seus sonhos aos poucos revelam o que aconteceu no laboratório, assim como um mistério mais profundo que o leva ao Egito antigo. Juntos, Bryan e Linz começam a perceber um padrão em seus sonhos. E que há um inimigo mortal observando cada movimento deles que não vai parar enquanto não atingir seu objetivo.

Neste livro vamos conhecer Bryan Pierce, um renomado e misterioso pintor com fama internacional. Suas telas são realistas, sempre pintadas com riqueza de detalhes, ele acostuma sempre retratar acontecimentos de épocas passadas, como por exemplo, um padre da Roma Antiga, observando uma misteriosa mulher ser queimada viva sob a acusação de bruxaria. As inspirações de suas pinturas vem de sonhos que ele vem tendo desde a infância, durante o sono ele os pinta mas ao acordar não recorda de tê-las pintado.

Em contrapartida conhecemos Linz Jacobs, uma famosa neurogeneticista que atualmente está trabalhando em uma pesquisa que consiste em descodificar os genes que guardam as memórias, destas e de outras vidas. Em um certo dia Linz vai a galeria de amigos, se depara com o quadro de Bryan, fica fascinada com a obra e decidi ir atrás do pintor, e é a partir daí que suas vidas se entrelaçam de uma maneira surpreendente.

O Pintor de Memórias da autora Gwendolyn Womack é um livro sobre família, amor e vida, cheio de reviravoltas de tirar o fôlego.

Sobre Minha Experiência de Leitura: Essa obra foi mais uma das inúmeras surpresas literárias que 2017 já me trouxe. A história me prendeu do começo ao fim por ser completa e complexa, e me trouxe muitos sentimentos e reflexões.

Essa história foi muito além do que eu esperava. O enredo parece ser simples mas vai muito além do que a sinopse mostra. É uma história cheia de ação, mistério, conspiração, além de romance e conflitos familiares.

 Ao contrário do que se possa imaginar, a obra não conta só uma história, mas sim várias que se entrelaçam de maneira instigante e ágil, apesar de a autora nos passar várias culturas, religiões e ambientações diferentes, ela faz isso com maestria, sem se perder em momento algum. Sua escrita é fluida e viciante.

Os personagens foram criados e desenvolvidos ao longo da narrativa de forma verossímil e ao mesmo tempo bastante complexa, principalmente suas psiquês.

O Bryan foi um personagem com o qual simpatizei logo no início, ele é um cara muito perturbado que se isolou do mundo por muito tempo por medo de que as pessoas a sua volta sofressem junto a ele por seus próprios problemas, mas ele amadurece muito conforme descobri o mistério por trás de seus sonhos, e principalmente com a ajuda da Linz, e ver seu crescimento foi muito interessante.

A Linz é igualmente incrível, sua história de vida me tocou muito; ela é órfã de mãe e foi criada apenas pelo pai, um cientista muito poderoso, o que desde cedo fez com que ela se apaixonasse pela profissão.

E por falar em seu pai, ele foi um personagem crucial para o desenrolar dos acontecimentos, um personagem extremamente ambíguo, que me trouxe muitas suspeitas ao longo da leitura e até o final não me deixou chegar a uma conclusão sobre ele, mas ao finalizar a leitura fui totalmente surpreendida.

O romance criado, apesar de todo o histórico que o levou a existir, não me trouxe muita verdade, não senti química entre os dois em momento algum, o que me desanimou bastante, aliás, romance na literatura tá me agradando pouquíssimo ultimamente, infelizmente.

Mas tirando essa parte, a leitura foi perfeita e eu à recomendo fortemente para aqueles que curtem uma leitura instigante e com uma boa dose de suspense e thriller psicológico.

Bom pessoal, por hoje é isso! Espero muito que tenham gostado de mais essa dica. Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Mas olha, o livro parece muito bom mesmo, hein!
    Ahh, romance é sempre uma coisa complicada de se escrever, mas ainda é o que mais chama atenção em uma obra .-.
    Parabéns por mais essa resenha maravilhosa, Duda!

    Abraços,
    Elton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me surpreendeu bastante, é uma história bem louca e por isso maravilhosa, indico muito! Romance é uma coisa que anda me incomodando muito nos livros, poucos me agradam, infelizmente.

      Fico feliz que tenha gostado da resenha, Elton! Beijos

      Excluir