segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Outros Jeitos de Usar a Boca, de Rupi Kaur

Autora: Rupi Kaur 
Titulo Original: Milk and Honey 
Editora: Planeta 
Ano: 2017 
Paginas: 208 

Sinopse: 'Outros Jeitos de Usar a Boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. 'Outros jeitos de usar a boca' transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. 
Outros Jeitos de Usar a Boca trás uma reunião de poemas sobre o universo feminino, de amor, infância e família, a preconceito e abusos. É uma obra tão forte e crua que me tocou profundamente e me fez refletir sobre muitas coisas; se eu pudesse, distribuiria edições dele pela rua para todas as mulheres que cruzassem meu caminho, porque este é um livro que precisa ser lido por todos, sem exceção. 

O livro é dividido em quatro partes (a dor, o amor, a ruptura e a cura), que nos mostra de maneira crua e direta, a mulher que ama, sofre, se doa, que aprende sobre o mundo e as pessoas que vivem nele, e que se desdobra pra renascer, mesmo que pareça impossível. Este livro contem também ilustrações que acompanham os poemas dando um lado visual a leitura. 

Eu sei que é difícil
acredite
eu sei que parece
que o amanhã não vai chegar nunca
que hoje vai ser o dia 
mais difícil de aguentar
mas eu juro que você vai aguentar
a dor passa
como sempre
se você der tempo à dor e
deixar só deixar
pra lá
devagar
como uma promessa que se quebra
deixa pra lá

Publicado inicialmente de forma independente pela autora, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia, Rupi Kaur, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. E aqui no Brasil, atualmente ele já é um dos livros mais lidos. 

Li esse livro num piscar de olhos, já faz alguns dias, mas vai ser difícil essas palavras saírem da minha cabeça, pois apesar de eu não ter vivido o que é retratado ao longo dos textos, me brotou um sentimento muito grande de empatia pelas mulheres que sei, infelizmente passam por muitas dessas coisas todos os dias. 

Enfim, essa é mais uma fortíssima recomendação que faço para vocês. Espero que tenham gostado! Beijos e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Olá, moça bonita!
    Tem um tempo que namoro esse livro, li algumas poesias pertencentes e ale e me apaixonei, a poesia tão marginalizada ganhado força, para mim, é uma alegria. As temáticas que cercam os poemas, de certa forma, me fez lembrar de Ana Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Infelizmente não lia muita poesia, mas esse erro está, aos poucos, sendo concertado na minha vida, e estou adorando a experiencia; Outros Jeitos de Usar a Boca me conquistou desde seu primeiro texto. Espero ansiosamente por mais obras da autora aqui no Brasil!

      Beijos

      Excluir